top of page
Foto do escritorPortal Três Marias

22º Festival Mundial de Circo chega às cidades de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté


Principal festival dedicado ao circo na América Latina irá circular pelas duas cidades no mês de setembro. Espetáculos circenses e oficinas vão ocupar a Praça Castelo Branco, em Três Marias, no dia 28.09. Já São Gonçalo do Abaeté recebe a programação no dia 29.09, na Praça da Matriz. O acesso é gratuito.

 

 

A 22ª edição do Festival Mundial de Circo - primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina, que acontece desde 2001 em Belo Horizonte - inicia a sua circulação pelo interior de Minas Gerais com patrocínio da Cemig, viabilizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento fará apresentações por seis cidades mineiras: Três Marias, São Gonçalo do Abaeté, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Caxambu e Pouso Alegre, levando às praças públicas espetáculos circenses inéditos nos municípios, além de oficinas e vivências circenses.

 

A cidade de Três Marias recebe o festival no dia 28 de setembro e São Gonçalo do Abaeté no dia 29.9. A programação é toda gratuita e está no site www.festivalmundialdecirco.com.br e no Instagram @festivalmundialdecirco.

 

O Festival Mundial de Circo reúne artistas nacionais e internacionais desde 2001, em Belo Horizonte, e coloca o CIRCO no ‘centro do picadeiro’, possibilitando ao público e aos artistas viverem intensamente a arte circense. Já são mais de 1.000 apresentações de 540 grupos e artistas de 39 países e de várias cidades do Brasil. O evento também já circulou por inúmeras cidades do interior de Minas Gerais e passou pelo Rio de Janeiro e pelo Recife.

 

Fernanda Vidigal, idealizadora e coordenadora do Festival Mundial de Circo, explica que o principal objetivo do festival é fomentar e valorizar a arte circense, que é universal e um direito de todos. “Ao longo das 22 edições, o Festival Mundial de Circo foi realizado em diversos formatos, locais e cidades, sempre com a missão de promover e democratizar a arte circense, e de formar plateia para o circo nacional. O Festival já circulou por inúmeros municípios do interior de Minas Gerais, mas o projeto de circulação foi interrompido durante a pandemia. Agora é hora de voltar a promover esse encontro da arte circense com o público do interior de Minas, de levar a alegria e a cultura do circo para os quatro cantos do Estado, com uma programação nunca vista pelos públicos dessas cidades.”

 

PROGRAMAÇÃO

A cidade de Três Marias recebe o 22º Festival Mundial de Circo no dia 28 de setembro, sábado, na Praça Castelo Branco. No domingo, dia 29.09, a programação chega a São Gonçalo do Abaeté onde irá ocupar a Praça da Matriz. As atividades acontecerão sempre das 14h às 17h, com acesso gratuito. 

 

A programação tem início às 14h, com a Oficina de Bolhaterapia, ministrada por Raphael Xavier. O artista ensina a confeccionar brinquedos que possibilitam às crianças e adultos a fazerem bolhas de sabão gigantes. Em seguida, acontece a Oficina de Vivência Circense com o grupo Uai Circo. O público terá a oportunidade de viver uma experiência única ao experimentar técnicas circenses como malabares, equilíbrio e acrobacia.  

 

O espetáculo “Cavaco e sua Pulga”, apresentado pela Caravana Tapioca, de São Paulo (às 16h). A peça transporta o público para o universo clássico e imaginário do circo de pulgas, com a personagem Maria, a pulga adestrada que chega de paraquedas, canta, faz música com panelas, cospe fogo, doma uma fera, entre outras habilidades nunca vistas. Cavaco, o excêntrico domador, faz a costura dos números com música ao vivo, malabarismo, magia e comicidade. Classificação: livre. Duração: 60 minutos.

 

O “gran finale” do Festival Mundial de Circo em Três Marias e São Gonçalo do Abaeté fica por conta do “Espetáculo de Variedades” (às 17h), uma iniciativa do Festival Mundial de Circo que acontece desde 2006, com apresentações de números curtos de artistas que percorrem pelas diversas técnicas circenses, como o malabarismo, trapézio, equilibrismo, contorcionismo, ilusionismo, palhaçaria entre outras. O talento de cada artista poderá ser visto pelo público em um espetáculo inédito, montado exclusivamente para o Festival Mundial de Circo. Nesta edição, o festival convidou artistas circenses nacionais e internacionais para apresentarem números, além do diretor espanhol Cisco Aznar que transformou tudo em um grande “Espetáculo de Variedades”. Classificação: livre. Duração: 40 minutos.

 

 

SOBRE O FESTIVAL MUNDIAL DE CIRCO

 

O Festival Mundial de Circo é o primeiro festival internacional dedicado exclusivamente ao circo na América Latina. O evento é realizado em Belo Horizonte desde 2001 com a proposta de valorizar e democratizar a arte circense brasileira, formar plateia para o circo nacional e contribuir para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Brasil. O Festival já realizou 21 edições, com 1090 apresentações de 540 grupos/artistas de 39 países e de várias partes do Brasil. Já contou com a participação do Cirque du Soleil e do circo americano Ringling Bros. Seu grande diferencial está na diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas que o próprio circo oferece. Essa característica faz do Festival um evento plural que atinge todas as idades e classes sociais. Ruas, praças, parques, teatros, espaços urbanos, comunidades rurais e, claro, a lona de circo, já foram palco e picadeiro ocupados pela arte circense durante o Festival Mundial de Circo.

______________________________________________________________________________

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia. 

Comments


bottom of page